Notícia

Comarca de Joinville inicia novo ciclo do Grupo Refletir com autores de violência doméstica

  • Divulgação -

Homens autores de violência doméstica, encaminhados para o cumprimento de alternativa penal, participaram recentemente do primeiro encontro do ciclo do Grupo Reflexivo Refletir na comarca de Joinville, desenvolvido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).

O projeto é composto de seis palestras com temas relacionados à reflexão de gênero; rede de encaminhamentos; emoções e violências; violência e legislação. Durante as reuniões, os participantes têm espaço de fala e reflexão sobre o caminho trilhado por eles até o ato infracional, suas consequências e a responsabilização da violência.

A assistente social da CPMA, Kátia Regina Aguiar, explica que os profissionais envolvidos são responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do grupo reflexivo e contam com o apoio e parceria da rede municipal para os encaminhamentos. "As reuniões têm o objetivo de criar um espaço coletivo para as pessoas em alternativas penais, em que todos possam desenvolver o pensamento crítico, a exposição de ideias e a visão política e social para a vida comunitária, potencializando-os para serem multiplicadores dos temas e das informações trabalhadas", ressalta.

A psicóloga da CPMA responsável pelo acolhimento dos integrantes do grupo, Cristina Aparecida Medeiros, explica que no primeiro momento são repassadas as informações básicas do funcionamento dos encontros e que ao final da etapa o objetivo, além da extinção da infração penal, é a diminuição da reincidência. "Tentamos tirar o máximo de pontos positivos dos participantes, de modo a fazer com que eles reflitam sobre os atos e saiam daqui pessoas melhores, e sempre com total sigilo dos relatos. Tudo que é conversado no grupo fica entre os integrantes", finaliza.( Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP))

Após ser procurada novamente pela comunidade, Prefeitura de Joinville adia mudança na rua Quintino Bocaiúva Anterior

Após ser procurada novamente pela comunidade, Prefeitura de Joinville adia mudança na rua Quintino Bocaiúva

Magistrado Roberto Lepper é promovido para o cargo de desembargador do TJSC Próximo

Magistrado Roberto Lepper é promovido para o cargo de desembargador do TJSC

Deixe seu comentário